Tamanho da letra
Normal Médio Grande
Facebook Partilhar e divulgar
Enviar por email
Imprimir Página
Início > Notícias e Eventos > Emojis inclusivos chegam às aplicações móveis

Vai ser disponibilizada a partir de março uma nova gama de emojis (ideogramas e smileys usados em mensagens eletrónicas) que incluem representações na área da deficiência.

 

emojis novos

 

A inclusão social de pessoas com deficiência é uma temática flagrante na nossa sociedade e motivo de debate constante. A discussão chegou o ano passado à gestão de redes sociais, com a Apple a enviar uma proposta à Unicode Consortium, organização que analisa os pedidos de novos emojis, para incluir emojis que representam pessoas com deficiências.

 

O pedido foi agora aprovado e traz agora uma maior representatividade às experiências de quem vive, por exemplo, com mobilidade reduzida.

 

Os novos símbolos incluem um cão-guia, um homem e uma mulher a usarem uma bengala para invisuais, um homem e uma mulher a identificarem-se como surdos, uma orelha com um aparelho auditivo, um homem e uma mulher em cadeiras de rodas mecânica e manual, um cão de serviço (um cão treinado que ajuda pessoas com deficiências ocultas), e uma prótese de um braço e outra de uma perna.

 

"Atualmente, os emoji oferecem uma ampla gama de opções, mas podem não representar as experiências das pessoas com deficiências. Diversificar as opções existentes ajuda a preencher uma lacuna significativa e proporciona uma experiência mais inclusiva para todos", justificou a Apple no pedido que enviou à Unicode.

 

Está previsto que a nova coleção de ícones esteja disponível a partir de março para aumentar a representatividade de pessoas com diversidade funcional e para que se possa comunicar de uma forma mais inclusiva.

Designed by Exadorma
Alojamento gentilmente cedido por PHNEUTRO